sexta-feira, 16 de março de 2018

DIABRURAS DA CITAÇÃO NO TRABALHO ACADÊMICO



Francisco das Chagas Souza CARVALHO FILHO

Nos trabalhos de natureza acadêmica, a citação tem como funções básicas legitimar e ilustrar o que é dito, bem como auxiliar aquele que a usa, mas nem sempre é assim que se dá. O autor citado goza de certa autoridade, e por isso tem seu pensamento recortado para ser inserido no texto. Noutros casos, o autor do texto pode argumentar contra uma citação, se for relevante. O que pode ser visto como heresia é não se valer de citação alguma.  É de conhecimento geral que tanto o excesso quanto a escassez de citações podem ser encarados de forma negativa. Deve-se chegar a um meio-termo. A citação, seja direta ou indireta, deve encaixar-se perfeitamente no corpus do trabalho. Contudo, há ocasiões em que me parece que a tradição das citações acaba por apagar a voz e personalidade do verdadeiro autor de um artigo, dissertação, monografia etc. Se as citações podem enriquecer um texto, também são capazes de deixá-lo semelhante a uma colcha de retalhos. Depois de um certo tempo, a escrita corre o risco de tornar-se automática, mecanizada, como se um ser externo ao texto o tivesse escrito. Por vezes tenho a impressão de que quem está escrevendo um texto não sou eu, e sim o próprio Victor Frankenstein. Daí sua aparência estranha, como se fosse feito de pedaços de outros corpos.

Parnaíba, 12 de março de 2017

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